O LUPA

 

NOSSA HISTÓRIA

 

Na primeira década no século XXI, professores e alunos do curso de Publicidade e Propaganda da ECO – UFRJ começaram a arquitetar o projeto de uma agência experimental com viés social, de modo a devolver à sociedade os recursos investidos na instituição. E foi assim que, no ano de 2003, nascemos como a primeira agência experimental universitária de publicidade e propaganda do Brasil que objetivava atender a projetos sociais.

 

Àquela altura, a agência ainda nem pensava em se chamar LUPA: funcionávamos como uma disciplina complementar do curso de Publicidade e Propaganda da nossa faculdade. Nesse período, firmamos uma parceria com a ONG Dialog/Agência 21 e passamos a atender a projetos do programa Iniciativa Jovem. Durante os três anos em que funcionamos nesse formato, trabalhamos para clientes como Cyber-Sebo-Café, Costurando Histórias, Rincón Mexicano, La Bella Massa Caseira, Doce de Minas, Alfa e Ômega, Intervalo e Advenculte.

 

Em 2006, decidimos que era hora de sedimentar nossa proposta. A partir das diretrizes formuladas pelas professoras Marta Pinheiro, Mônica Machado, Ilana Strozenberg e Fernanda Martineli, o Laboratório Universitário de Publicidade Aplicada – LUPA passaria a funcionar como uma Agência Experimental com bolsistas da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, sob a coordenação do corpo docente.

 

Ainda em 2006, além da Iniciativa Jovem, a agência já havia formalizado parceria com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP, atendendo a diversos projetos, como Coosturart, Cootrabom, Coomub e Coopama e Praia Vermelha.

 

Em 2010, a Prof. Beatriz Lagoa passou a fazer parte da nossa equipe como coordenadora de Criação Publicitária, com fundamental contribuição para ampliação das nossas potencialidades criativas.

 

Desde então, trabalhamos com bolsistas e voluntários nas funções de diretores de arte, redatores, planejamento e atendimento. Além disso, atendemos nos últimos 8 anos mais de 30 clientes entre ONGs, cooperativas populares, instituições acadêmicas, projetos sociais.

 

Em 2018, seguimos funcionando a todo o vapor. Nosso objetivo permanece o mesmo: encontrar soluções criativas para projetos sociais e levar nossas boas ideias a quem precisa delas.

PRÊMIOS

Em seus anos de atuação, O LUPA recebeu diversos prêmios de extensão universitária, comprovando o empenho de seu trabalho.  

2008

Em 2008 o LUPA recebeu menção honrosa do Prêmio FUJB de Extensão Universitária no 5º Congresso de Extensão da UFRJ.

2009

Em 2009, o LUPA recebeu mais uma menção honrosa no 6º Congresso de Extensão da UFRJ.

2010

Em 2010, recebemos novamente menção honrosa 7º Congresso de Extensão da UFRJ.

2012

Em 2012, o LUPA recebeu o Prêmio FUJB de Extensão Universitária do 9º Congresso de Extensão da UFRJ, 3ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.

2013

Em 2013, menção honrosa em projetos de comunicação social, 10º Congresso de Extensão da UFRJ.

2016

Em 2016, menção honrosa do Prêmio FUJB de Extensão Universitária.

2017

Em 2017, menção honrosa do Prêmio FUJB de Extensão Universitária.