COORDENADORAS

MARIA BEATRIZ DA ROCHA LAGOA

 

Professora adjunta na Escola de Comunicação da UFRJ, suas áreas de interesse são processos criativos, história e crítica da arte, design e mídias digitais. Possui Graduação em Design Gráfico e Design de Produto pela PUC-Rio, Mestrado em História da Arte pela EBA-UFRJ e Doutorado em História Social da Cultura pela PUC-Rio. É pesquisadora visitante do PACC-UFRJ, onde concluiu o pós-doutorado em Arte, Design e Mídias Digitais, além de desenvolver a pesquisa Narrativas da arte no meio digital, apoiada pela Faperj e integrar o grupo de pesquisa transdisciplinar Nelgraf-Núcleo de Estudo em Linguagens Gráficas, na Escola de Comunicação da UFRJ. É responsável pela coordenação de criação e direção de arte do LUPA. Faz parte do grupo de pesquisa CIEC-ECO/UFRJ (Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos). Atua na área de criação visual, história da arte (www.beatrizlagoa.com.br), mídias digitais e estudos culturais.

MARTA DE ARAÚJO PINHEIRO

 

Graduada em Comunicação Social pela PUC-Rio, Mestre em Comunicação pela UFRJ e Doutora em Comunicação pela mesma, Marta Pinheiro foi bolsista da Faperj, modalidade recém-doutor, junto ao Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Realizou estágio sênior no SciencesPo/Ceri (Centre de Recherches Internationales) (2015-2016). Foi professora e pesquisadora do quadro permanente no Programa de Pós-Graduação “Comunicação e Sociedade”, 2006-2016, na Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é professora 3º grau, dedicação exclusiva, nível associado IV, na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, subjetivação contemporânea, consumo, risco, catástrofe, meio ambiente, redes sociais.
Coordenadora Institucional do LUPA desde a sua fundação.

MONICA MACHADO CARDOSO

 

Monica Machado é professora associada da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Programa de pós-graduação EICOS- IP/UFRJ. É líder do grupo de pesquisa CIEC associado ao PPGCom/UFRJ, Doutora em Comunicação e Cultura na Escola de Comunicação da UFRJ e cursou pós-doutorado no Instituto de Antropologia na University College London (2014-2015). É autora dos livros Consumo e politização: discursos publicitários e novos engajamentos juvenis (Ed.Mauad, 2011) e Antropologia Digital e experiências virtuais do Museu de Favela (Ed Appris, 2017). Trabalha na linha de pesquisa mídia e mediações socioculturais, com ênfase nos temas: comunicação, juventudes, cultura material, consumo e publicidade, antropologia digital e redes comunitárias. É coordenadora de planejamento e atendimento do LUPA, supervisionando as atividades e demandas dos clientes e direcionando os voluntários na experiência de mercado e formação acadêmica.


VOLUNTÁRIOS E BOLSISTAS ENVOLVIDOS NO PROJETO ATUANDO NAS DIVERSAS ÁREAS DA AGÊNCIA